quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Estou na etapa final da pós em mídias na educação ministrada pela Puc do Rio de Janeiro, na disciplina de projeto pedagógico utilizando ambientes interativos virtuais. Como atividade deveríamos criar um blog, eu tinha esse blog estou reabilitando-o, após longo tempo sem postagem, aproveitando a oportunidade agradeço as 280 pessoas que já acessaram o meu blog, mesmo ele estando sem atualizações.

Demonstro agora o meu tema de interesse para elaboração do TCC. Gostaria de contemplar o tema música com mídias, criando estratégias de como a música pode ser ensinada e aprendida na escola com a ajuda das TIC, isso em decorrência de que a música passará ser disciplina obrigatória nas escolas.


ORIGEM E IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA A HUMANIDADE

É através de experiências individuais e em grupo que os alunos estimulam sua imaginação, o que certamente influenciará no seu processo de aprendizagem, pois desde pequena a criança cria e desenvolve sua imaginação, tanto através de desenhos como cantigas e isso sem dúvida despertará sua criatividade. Como afirma Azevedo (1996, p. 40), “A criança adquire no espaço da educação escolar a chance de construir novos conhecimentos e reinventar seu cotidiano por meio da arte”.

O homem vem criando sua história através da sua imaginação, que é compreendida desde a arte visual até a arte musical. Várias imagens gravadas na história, durante a evolução do homem mostram que a música foi e sempre será muito importante a qualquer pessoa, todos os indivíduos são seres musicais, pois antes de falar já batem as mãos ritmicamente.

Vive-se cercado de sons. Ao redor, combina-se uma infinidade de sons produzidos pela natureza, por exemplo, o som da água, da chuva, o som do vento, o canto dos pássaros, o badalar dos sinos e as vezes, criados pelo ser humano: cantando, tocando instrumentos ou ligando o aparelho de som, está presente na TV, no cinema, em shows, concertos e outros.

A palavra música provém do grego e significa arte das musas, ela referia-se ao vínculo do espírito humano com qualquer forma de inspiração artística.

Os seres humanos, geralmente, gostam de música e ao ouví-la habitualmente, uma vez que ela provoca sensações, desperta emoções. Ela pode aumentar ou equilibrar o metabolismo, aumentar ou diminuir a energia muscular, acelerar a respiração ou diminuir sua regularidade causa mudanças no volume do sangue, pulsação e pressão, minimiza os efeitos da fadiga ou leva a excitação. Como concorda Coll e Tebeosky (2000, p. 100), “O prazer físico e emocional é a reação mais natural diante da música e, talvez, a mais poderosa”.

Pode-se ouvir música de várias maneiras, com o corpo, quando se dança, com a emoção, quando se ri ou chora e com o intelecto quando se aprecia os elementos da linguagem musical.

É difícil conceituar música. Muitos tentaram, mas nem sempre chegaram as mesmas conclusões. Para Snyders (1997, p. 6), a palavra música é uma manifestação que nunca expressará os mesmos sentimentos e idéias ao ser ouvida, pois estamos em constante movimento, nunca se para no tempo, ocorrem milhões de coisas diferentes no mundo em um piscar de olhos, por isso ela comove de um jeito em que a razão e o raciocínio nunca farão, ela mexe com o psicológico despertando emoções jamais sentidas. Essa é a razão pela qual a música pode ser compreendida, interpretada e até executada de maneiras diferentes.

Há muitos modos de se divertir com música. Uns gostam de cantar, outros de dançar ou tocar instrumentos, também há quem goste apenas de ouvir, e ouvir boa música, é sempre um prazer. Há muitas variedades musicais que se pode escutar, pois em todos os países há diferentes estilos musicais, pode-se não compreender uma língua estrangeira, mas, mesmo assim, apreciar sua música, cantar canções, pois a música é um fenômeno universal, é a linguagem que todos entendem, é o traço da união entre os povos e está em movimento o tempo todo.

Não se pode estabelecer a origem da música nem a época em que surgiu. Acredita-se que tenha sido revelada ao homem através da imitação dos sons da natureza, pela arte da dança e pela arte da palavra cantada. Os homens pré-históricos foram os primeiros a expressar emoções por meio de gestos, executando movimentos estranhos, porém, ritmados. Toda música dessa época era cantada e composta de palavras que a eles eram consideradas mágicas, pois tinham a função de afastar os maus espíritos que sempre estavam ameaçando as pessoas da comunidade.

Nenhum comentário: